Retenção de Litígio no Exchange Online: Para que serve?
Imagine que sua empresa está sendo auditada, talvez seja uma auditoria para buscar informações relativas a alguma investigação ou mesmo para obtenção de alguma certificação necessária para o seu segmento de negócios. Todos nós sabemos que e-mails são essenciais na produtividade das empresas e volumes de informações gigantescos são armazenados nas caixas de e-mail dos usuários. A retenção de litígio pode ser um recurso essencial para permitir um controle mais efetivo do que os usuários possuem em suas caixas de e-mail.
O objetivo primordial da retenção de litígio é reter itens de e-mail de maneira indefinida ou por um determinado período de tempo, dessa forma mesmo que os usuários apaguem acidental ou intencionalmente mensagens as mesmas são ainda assim disponibilizadas para serem localizadas via descoberta eletrônica no Exchange Online permitindo que administradores executem buscas necessárias. A Retenção de Litígio preserva todo o conteúdo da caixa de correio sendo capaz de identificar mensagens, itens de calendário, contatos e tarefas.
O recurso foi introduzido pela primeira vez no Exchange 2010 e continuou presente nas versões seguintes estando também disponível no Exchange Online em algumas opções de planos.
Como posso usar a retenção de litígio na minha organização?
O primeiro passo para usar a retenção de litígio na sua empresa é ter o licenciamento correto. O recurso só está disponível se você possui o Exchange Online Plano 2 que pode ser contrato de forma individual ou se você possui também o Office 365 E3 e no vindouro Office 365 E5 a ser lançado em breve também encontrará disponível a tecnologia.
A Microsoft fornece uma documentação bastante completa sobre relacionada a como usar a tecnologia em seu ambiente. Para consultar basta acessar este link. Caso queira experimentar a suspensão de litígio em sua organização você pode hoje mesmo iniciar uma avaliação do Office 365 E3 clicando aqui.