O que é o Outlook Web App?
Um dos componentes talvez mais utilizados do Office 365 em planos que possuam o Exchange Online é o Outlook Web App. O OWA que existe deste a versão 2000 do Exchange Server é uma ferramenta vital no acesso a caixa de e-mail de usuários que podem usar a mesma pelas mais diversas necessidades como acesso através de computadores não proprietários, acesso em locais com conexão lenta, ausência de licenciamento do Outlook entre outras.
O Outlook Web App também é o método de acesso principal em alguns planos do Office 365 e do Exchange Online como por exemplo o plano quiosque. Com o OWA é possível ter acesso a:
E-mails e pastas de mensagens
Contatos e grupos de distribuição
Calendário, eventos e notas
Tarefas e compromissos
Com uma interface web compatível com os principais browsers da atualidade o OWA fornece uma experiência bastante semelhante a do cliente Outlook que é instalado localmente. Existem duas versões do Outlook Web App:
Outlook Web App: Esta é a versão padrão do aplicativo e conforme mencionado anteriormente é compatível com os principais browsers da atualidade além de outros sistemas operacionais além do Windows como Mac OS e Linux. Os administradores pode controlar o tempo de conexão do Outlook para de 5 min a 8 horas. Este tempo determina a conexão do aplicativo a caixa de e-mail do usuário que é determinada também por ações com cliques e seleção de mensagens.
Outlook Web App: A versão Light é a que é visualizada em praticamente qualquer browser da atualidade e cumpre a função de “webmail”. Também possui a capacidade de controle de conexão por administradores. A versão light também pode ser indicada para ambientes aonde a conexão com a internet é lenta.
Substituir o Outlook local pelo Outlook Web App?
Um dúvida bastante frequente entre vários clientes interessados no Exchange Online ou Office 365 é se é possível usar o OWA em substituição ao cliente do Outlook instalado localmente. Não existe uma reposta definitiva pois tudo vai depender da necessidade do usuário.
A maior parte dos usuários que não usam os recursos avançados do Outlook podem com certeza ser transacionados para o OWA. Um recurso muito interessante que existe na aplicação é o acesso Off-line que permite criar um cache local dos e-mails para casos aonde exista perda de conexão com a internet.
Recomendamos uma analise neste ótimo artigo para uma visão em profundidade sobre o assunto: