Access Web Apps: Banco de dados na nuvem
No último dia 12/01 no Blog oficial do Office foi anunciado um recurso muito interessante que permite o envio direto de e-mails através aplicações que usam banco de dados no Access Web Apps dentro do Office 365 usando o Access Services. Este recurso era bastante solicitado por parte de clientes que precisavam enviar e-mails para membros da organização diretamente através do Access.
Graças a este novo recurso especialistas podem criar botões de comando e botões de ação e aplicações desenvolvidas que usam o Access Web Apps no Office 365 e assim enviar uma série de informações como quando novos registros são criados, editados ou apagados. Essa nova macro chamada SendMail pode já ser visualizada no catalogo de ações. Para mais detalhes sobre esta funcionalidade você pode verificar o post oficial sobre o novo recurso aqui.
O que é o Access Web Apps?
Para quem ficou interessado no novo recurso é preciso entender que ele requer o uso do Access Web Apps que é tipo de banco de dados que usa o Access mas que requer o SharePoint para ser compartilhado via browser com outros usuários.
Fazendo uso do SharePoint ou SharePoint Online no Office 365 é possível usar o Access Web Apps para cria aplicações para funções diversas e que fazem uso de fontes de dados como Excel, SQL, TXT ou CSV.
Para quem possui o licenciamento do Access local usar esta tecnologia é algo bem simples. Naturalmente a medida que seu entendimento for aumentando você pode criar novas maneiras de usar, todavia o básico já está ali integrado. Tudo o que você precisa é a licença do Access e uma conta de algum plano do Office 365 que possua o SharePoint Online.
Segundo a descrição de serviços o Access Services que torna possível criar aplicações usando o Access Web Apps está disponível em todos os principais planos do Office 365.
Para detalhes sobre criação de apps você pode verificar este guia relacionado ao procedimento. No vídeo abaixo um potencial uso do Access Web Apps.